quarta-feira, 12 de setembro de 2007

O jovem cristão e o orkut

Não da pra negar que o Orkut é um dos maiores fenômenos gerados pela internet nos ultimos anos,principalmente no Brasil que, detém (aproximadamente) quase 70% da quanidade total de usuários! Mas ai você me pergunta: Que negócio é esse de iogurt mesmo??

Ta bom, vou acreditar que você nunca ouviu falar (ou já ouviu e ficou com vergonha de perguntar o que era, ou se crente podia ver essas coisas...) e vou quebrar o seu galho dando a definição encontrada na net:

"O orkut é uma comunidade virtual afiliada ao Google, criada em 22 de Janeiro de 2004 com o objetivo de ajudar seus membros a criar novas amizades e manter relacionamentos.Seu nome é originado no projetista chefe, Orkut Büyükkokten, engenheiro do Google. Sistemas como o adotado pelo projetista, também são chamados de rede social. "
Wikipedia

Clareou? Pois é, hoje existem dezenas de sites (como o Facebox, Myspace, MSN Spaces etc.) com essa mesma premissa mas nenhum deles conseguiu atingir o público brasileiro da mesma forma que o orkut. É difícil conhecer um internalta que participe (ou ao menos já tenha participado) desse site. Mas apesar da intenção filosófica dos idealizadores, a grande rede social constituida pelo site tem resultado em muitos problemas pois a enorme quantidade de usuários acabou por deturpar a idéia original....o Orkut possui um "lado negro" onde muitos usam a rede com intuito de divulgar spams, perdoflia, pornografia, prostituição, detre outros propósitos nada edificantes. No entanto, muitos cristãos veem o site como grande ferramenta de evangelização, dado o imenso alcance que possui. Como resultado podemos ver milhares de comunidades e perfis que se dizem cristãs, engajados na obra de Deus nesse meio. Mas, vale a pena um cristão se envolver com isso? Pode um jovem cristão dar testemunho num ambiente assim? Como?

Bem, achei um artigo no blog http://universidadecrista.blogspot.com que trata exatamente deste assunto, olha só:

O Cristão e o Orkut

Não é difícil estabelecer um padrão de comportamento no Orkut. Como já vimos anteriormente, a comunidade virtual é uma espécie de réplica do mundo real, com pessoas, ambientes, atitudes comportamentais e círculos sociais.
Logo, é possível, sim, que um cristão use o Orkut de uma maneira saudável que não a si mesmo e nem às pessoas que estão próximas de si.
Listamos abaixo seis dicas de comportamento que ajudarão o jovem cristão a portar-se adequadamente no Orkut ou em qualquer outra rede de relacionamentos semelhante.

O perfil de um cristão


Sites como o Orkut geralmente possibilitam a criação de um perfil, onde o usuário preencherá seus dados pessoais, hobbies, interesses, gostos, etc. Ao preencher seu perfil, um jovem cristão deve sempre preocupar-se em como aquelas palavras poderão mostrar sua convicção como Cristão. É comum encontrar em perfis de jovens cristãos, palavras que denotem um comportamento que não seria aceitável pelo mundo. Lembre-se: grande parte da comunidade virtual nunca o conhecerá pessoalmente, portanto, para estes, você é o que o seu perfil diz ser.

Suas comunidades refletem seu caráter.


É uma situação embaraçosa visitar o perfil de um cristão no orkut e descobrir que ele participa de comunidades que não refletem a Cristo. Evite sempre as comunidades ofensivas, que incentivem comportamentos problemáticos e que não seriam aceitos em sua comunidade cristã. Evite também aquelas do tipo "Eu odeio...", além de serem muitas vezes preconceituosas, elas transmitem uma imagem negativa de quem participa.

Cuidado com as amizades.

Certamente você já ouviu seus pais dizendo algo como "cuidado com as amizades". A regra também vale para a internet. Pessoas mal-intencionadas estão em todos os lugares, inclusive no Orkut. Lembre-se sempre que as relações que você mantém formarão o seu caráter e a sua forma de pensar.

Informações confidenciais devem continuar confidenciais.

Tenha muito cuidado com o que você publica na internet. Nunca revele seu endereço, número de telefone ou outras informações confidenciais. O Orkut, em particular, permite que você mantenha algumas informações abertas apenas a seu círculo de amizades. Com essa ferramente você terá mais privacidade e, sem dúvidas, mais segurança.

Tenha sempre o testemunho Cristão como objetivo.

Tenha sempre em mente que você é observado a todo momento. Todos tem acesso a informações sobre sua vida, seus interesses e sobre sua maneira de pensar. Portanto, tudo testemunha sobre você: seu mural de recados, seu perfil, a escolha de suas comunidades. Cuide sempre para que Cristo possa ser refletido através da sua vida virtual.

Moderação sempre.


O excesso sempre acaba fazendo mal, de alguma forma. Controle-se, o orkut sempre estará ali à sua disposição, mas seus amigos, sua família e suas atividades diárias sempre precisam da atenção que só você pode dar. Existe vida além do Orkut.

legais os conselhos né?
Aproveite e participe de nossas comunidades:
Mocidade Brasa Viva
Grupo vocal JOUNIL
Grupo instrumental PRAISE


Depois largue o PC e vá orar que é melhor viu?;-) e nada de ficar bisbilhotando a vida do seu irmão!!Olha o domínio próprio!hehe


Deus conceda uma ótima quarta-feira a todos!!



Nenhum comentário: